Auchan, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Nudge Portugal unidos no combate à obesidade infantil
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20 / 09 / 2021
Projeto recorre à arquitetura de escolha, conhecida como Nudging, para estimular os consumidores a fazerem escolhas mais saudáveis no momento da compra
A Auchan Retail Portugal e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) vão unir esforços para combater a obesidade infantil através do recurso à intervenção na arquitetura de escolha, conhecida como Nudging. O projeto visa impactar as escolhas alimentares dos clientes da marca, com o propósito de induzir melhores tomadas de decisão relacionadas com a alimentação de crianças e jovens, especialmente no que respeita os lanches que as crianças levam para a escola. A iniciativa vai envolver, em paralelo, a realização de um teste de intervenção Nudging, pela Nudge Portugal, também parceira neste projeto, de promoção de hábitos alimentares saudáveis, junto de um grupo de crianças acompanhadas pela SCML.
A arquitetura de escolha tem como base a economia comportamental e, no geral, procura organizar os espaços e ambientes em que as pessoas interagem, de forma a conduzir positivamente as suas decisões, e, em consequência, a sua produtividade e bem-estar. Esta parceria entre a Auchan e a SCML tem como objetivo principal melhorar a composição nutricional dos lanches das crianças e adolescentes, refeições em que habitualmente são consumidos alimentos com pouco valor nutricional, hipercalóricos e com elevado teor de sal, açúcar e gordura, através de um processo de influência das escolhas dos pais e das crianças.
As medidas adotadas para a prevenção da propagação de Covid-19 implicaram períodos de interrupção letiva e permanência prolongada em casa das crianças e pais, tendo alterado a rotina das famílias de forma drástica. Para além da menor prática de atividade física, também alterações a nível do comportamento alimentar (que anteriormente poderia ser mais estruturado nas escolas), são comportamentos promotores de ganho de peso. Assim, projetos que ajudem na prevenção e combate à obesidade infantil assumem ainda uma maior importância.
Numa primeira fase será realizado um estudo, através da realização de focus groups com crianças e com pais que preparam, com regularidade, os lanches que os seus filhos levam para a escola. Desta forma, será possível obter um diagnóstico mais robusto, que permitirá conhecer o impacto do projeto em crianças em idade escolar, envolvendo a dupla de ‘decisores’ pais e filhos, dentro e fora do ‘contexto supermercado’.
A iniciativa será desenvolvida com recurso à conceptualização, implementação e estudo do impacto de novos produtos assim como pequenas alterações nos materiais de comunicação utilizados na abordagem aos consumidores – os chamados nudges, que irão influenciar o julgamento, escolha ou comportamento das pessoas, de uma forma previsível – para que, a partir daí, seja possível definir melhores práticas. Numa fase posterior, estas práticas poderão ser alargadas a todas as lojas Auchan e a todos os jovens, e respetivas famílias, acompanhados pela SCML.