Auchan dá mais um passo na redução do uso de plásticos com o lançamento de um saco do lixo compostável
As nossas notícias
20 / 05 / 2020
Lançámos um novo saco do lixo da nossa marca Auchan, compostável, composto por copoliésteres e amido de milho, ideal para a separação de resíduos orgânicos.
A redução do desperdício nas nossas rotinas diárias é muito importante e é cada vez mais relevante para diminuir o impacte ambiental. Hoje já temos sistemas de recolha de resíduos de embalagem (ecoponto amarelo), papel (ecoponto azul), vidro (ecoponto verde), pilhas, resíduos elétricos e eletrónicos, óleos alimentares (em alguns municípios) e depois temos os resíduos indiferenciados.
Mas, o que fazer aos resíduos orgânicos? Como os separar de forma prática e limpa?
A separação da fração dos resíduos orgânicos, para compostagem, estará para breve. E temos já consumidores com meios próprios de compostagem caseira.
Os sacos de lixo Auchan degradam-se com o desperdício orgânico das refeições, plantas e outros resíduos fermentáveis. Todos estes resíduos serão aceites na triagem de resíduos degradáveis, os chamados “biorresíduos”. Para que o saco do lixo possa ser ele também biodegradável, é necessário garantir que a sua composição assim o permita. É o caso destes novos sacos compostáveis.
Biodegradabilidade dos sacos de lixo compostáveis
A OK COMPOST HOME é a entidade que certifica que os sacos são efetivamente biodegradáveis. Assim, esta entidade garante que os produtos certificados cumprem com a norma NF T 51800. Esta estabelece que, para se considerar que um saco é biodegradável, 90% do saco se degradou ao longo de 1 ano, no máximo.
Relativamente à biodegradabilidade do copoliéster, em determinadas circunstâncias de temperatura, humidade e atividade de microorganismos, o copoliéster também é biodegradável.